sábado, 22 de novembro de 2008

A BRINCADEIRA VAI COMEÇAR !

Começo meu BLOG com um desafio pessoal, que é exatamente o título dele.

O que realmente sei ? Quem realmente sou ?

Uma das coisas que aprendi é que a realidade do mundo é uma só, mas cada pessoa a interpreta de sua maneira própria usando seus "filtros mentais" (aprendi isto em um curso de PNL). Desta forma, cada pessoa tem sua própria visão do mundo. Óbvio ? (hahahaha) Nem tanto. Seguindo esta linha de pensamento, percebo que os conflitos entre as pessoas ocorrem porque uma está sempre tentando impor sua própria visão de mundo para a outra. Óbvio ? (hahahaha de novo) Nem tanto. Se fosse, talvez não houvesse tanta confusão por aí.

Dentro da realidade, da maneira que percebo, sou uma pessoa bastante curiosa por natureza e gosto muito de ler e aprender qualquer coisa que seja. Eu costumava achar que conhecia muita coisa sobre muitas coisas, que era o dono da verdade, mas hoje percebo que quanto mais aprendo, mais me dou conta de que não sei nada, mais me dou conta do quanto existe para se aprender.

A única certeza que tenho hoje é de que TUDO QUE SEI, É QUE NADA SEI.

QUEM SOU EU ? QUEM É VOCÊ ?

Outra coisa que noto é o esforço que as pessoas fazem, talvez para se sentirem reconhecidas ou importantes, sempre aproveitando as oportunidades para dizer: EU SOU...

Depois do verbo, tenho escutado coisas comuns, engraçadas e absurdas também. O pior é quando o outro lado que está escutando também "se acha" e a competição começa. Ridículo ? Infantil ? Talvez, mas é real.

Quando eu pertencia à turma do "EU SOU...", para dizer a verdade, nem sei qual era minha real intenção ao agir desta forma.

Um dia percebi, que sempre que tentava me destacar eu na realidade me distanciava não só das pessoas mas também de meus objetivos, de meu propósito de vida, e o pior de tudo, de quem eu realmente sou. Para ajudar a fortalecer esta percepção, fiz um curso onde pessoas me falavam coisas positivas começando a frase com "VOCÊ É...". Apesar de ter saído bastante atordoado do curso, pude perceber que tinha sim, muitas das características positivas que me falaram, contudo, percebi também que eu nunca fui aquele monte de bobagens que eu falava.

O que me ajudou a me colocar em meu próprio lugar foi o fato de eu começar a observar os resultados que obtive em minha vida e confrontá-los com minhas crenças.

Outra coisa importante que observei é que algumas (muitas) pessoas se incomodam bastante (embora elas se esforcem demais para fingir que não) quando VOCÊ É algo que elas não são. Hoje, opto por não despertar a inveja de ninguém e prefiro escutar as pessoas dizerem o que são, o que conseguiram, do que falar qualquer coisa a meu respeito. Sou apenas eu mesmo, portanto, praticamente nada tenho a declarar além de meu nome e alguns detalhes de personalidade.

Pode soar estranho falar SOU APENAS EU MESMO (afinal se não sou eu mesmo, quem sou ? - hahahaha), mas para mim, existe uma grande diferença entre ser você mesmo e ser alguém que o tempo inteiro está usando máscaras para parecer ser alguém que nunca foi, como muitas pessoas fazem. Quem sabe algum dia você também compreenda isto, ou talvez não.

Parece incrível, mas ao ser apenas eu mesmo, estou re-descobrindo a felicidade, a vida. Sem dúvida, o auto-conhecimento que obtive através da prática das técnicas da PNL foram fundamentais para chegar neste ponto. Hoje, experimento na pele o verdadeiro significado da frase que entendo como a frase tema do curso OPEN LIFE (visite o site http://www.sejavoce.com.br/) que diz: MEU DESTINO DEPENDE DA QUALIDADE DAS MINHAS DECISÕES. Peço a Deus que sempre me guie na tomada de decisões de excelente qualidade.

O que escrevi aqui: apenas minhas percepções, meu "mapa mental" (olha a PNL aí de novo), minha verdade.

Boa sorte... SEMPRE !

Wilson L Negrini de Carvalho

Você consegue entrar em contato comigo através:

  • De meu e-mail = planetamergulho@hotmail.com
  • Do ORKUT = Wilson Luiz Negrini de Carvalho
( Texto e foto: Wilson Luiz Negrini de Carvalho )