quinta-feira, 15 de outubro de 2009

VISTO DO CÉU


De férias, resolvi assistir pela primeira vez a um programa da TV5 (França) que se chama Vu Du Ciel (visto do céu).

O programa é feito por um famoso fotógrafo chamado Yann Arthus-Bertrand.

O episódio que assisti falava de alguns assuntos relativos à preservação do planeta.

Um deles é sobre a devastação das florestas da Indonésia. As árvores são cortadas para serem transformadas em móveis e papel. No lugar delas, são plantadas um tipo de palmeira, cujo fruto é usado para fazer biocombustível. Pelo mapa do satélite pode-se ver que boa parte da floresta local já desapareceu e em pouco tempo sumirá definitivamente.

Imediatamente pensei na nossa floresta Amazônica, que também tem sido devastada sem cessar e ainda neste governo brasileiro, que em minha opinião é medíocre e patético, que parece nada fazer de efetivo ou que traga resultados significativos para a preservação da Amazônia.

Voltando ao assunto do programa, um outro quadro falava de uma grande indústria que produz sementes geneticamente modificadas. Me surpreendeu a arrogância com que a porta-voz da empresa falava, que em minha percepção, demonstrou desdém e nenhum respeito pelas considerações feitas por pesquisadores e cientistas de renome, sobre o perigo do uso dos produtos geneticamente modificados. Os pesquisadores que são contra o uso de transgênicos (eu também sou), alertavam ainda sobre o risco de mutação de outras plantações normais, em virtude da polinização feita pelas abelhas.

Por fim, outros três quadros interessantes:

1-) Um agricultor que produz alimentos sem agrotóxicos e que não transporta seus produtos para serem vendidos. Ele recebe os clientes em sua fazenda e ainda aceita encomendas de coisas que produzirá no futuro. As pessoas chegam e anotam em um quadro aquilo que vão querer comprar posteriormente.

2-) Um produtor de vinhos que resolveu não seguir a padronização do plantio de outros produtores de vinho. Ele alega que outros produtores sempre seguem um padrão e que o conhecimento sobre a terra acaba sendo esquecido.

3-) Um criador de gado da região Midi-Pyrénées que cria seus animais soltos pelas montanhas e que alega que seus animais são mais saudáveis que aqueles criados em ouras fazendas. A única coisa que ele dá aos animais, que de certa forma é químico, é o sal. Realmente, pelas imagens que vi, os animais são muito saudáveis.

O fotógrafo tem um site muito interessante na internet, com fotos lindíssimas (http://www.yannarthusbertrand.org) e ainda é presidente de uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo sensibilizar as pessoas em favor da proteção do planeta (http://www.goodplanet.org).

Vale a pena visitar os dois sites.
( Texto e foto: Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Nenhum comentário: