sábado, 27 de março de 2010

OCEANOS


Particularmente sou apaixonado pelo mar e por todas as coisas relacionadas a ele.

Existe um programa do canal 3 da França que se chama Thalassa e ele mostra muitas coisas interessantes relativas ao mar. Na verdade o programa se dá o título de "A Revista do Mar".

Em um dos episódios, tive a oportunidade de ver um documentário, como se fosse um "making of", do último filme de Jacques Perrin, que se chama Océans (Oceanos).

Jacques Perrin demorou 4 anos, realizou 610 expedições em todos os oceanos do mundo para produzir este filme, que na realidade é um documentário sobre os oceanos.

Quatorze "camera-men" participam das filmagens. Foram usados inúmeros recursos tecnológicos para filmar cenas nunca vistas antes, dos animais marinhos em seu habitat natural. Dentre as tecnologias utilizadas, destaque para um pequeno helicóptero elétrico de controle remoto que portava uma câmera, uma câmera que grava imagens estáveis (não importando o movimento do mar) e ainda a câmera "torpedo".

No filme é possível perceber a preocupação de seu realizador com o desaparecimento das espécies marinhas e a constante poluição dos oceanos.

Milhares de imagens e sons foram gravados. A persistência da equipe de filmagem foi premiada com cenas simplesmente magníficas.

O "making of" que assisti tinha cerca de 30 minutos de duração e apenas isto, já foi suficiente para mostrar a qualidade do filme. Ainda não tive oportunidade de assisti-lo, mas com certeza, assistirei. Você pode assistir ao "making of" no site www.thalassa.france3.fr.
( Texto e foto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Nenhum comentário: