quarta-feira, 12 de maio de 2010

AUMENTANDO A EFICIÊNCIA DO SEU SITE COM O BLOG

A cada dia, os Webmasters e Webdesigners buscam novas idéias, novos métodos para aumentar a qualidade e a popularidade dos sites que administram ou desenvolvem.

Um recurso que tenho visto ser usado com sucesso é o BLOG. Isso mesmo, uma ferramenta que a princípio foi criada para que as pessoas registrassem relatos de suas vidas, viagens, etc, agora tam sido usada por algumas empresas com o objetivo de divulgar e alavancar seus negócios.

Em alguns casos, o BLOG está conseguindo suprir as necessidades iniciais das empresas que ainda não têm site. Em minha opinião, o BLOG ajuda bastante, mas não substitui o site. A existência do site é necessária. O uso do BLOG é opcional

O maior desafio de se manter um BLOG é que as postagens devem ser diárias (isto seria o ideal). Contudo, se não existe assunto ou a possibilidade de fazer postagens diárias, deve-se pelo menos fazer uma postagem semanal. Ter um BLOG envolve comprometimento de sua parte, e isto, para algumas pessoas não é muito fácil.

O lançamento de novos produtos ou realização de promoções, que muitas vezes envolve o uso de textos curtos e poucas fotografias são ideais para os BLOGs. Sob o ponto de vista de manutenção do site, é mais fácil e mais rápido do que fazer a alteração em uma página e algumas vezes isto envolve o custo do desenvolverdor.

Um outro ponto positivo a favor do uso em paralelo do BLOG é que os mecanismos de busca indexam rapidamente as páginas do mesmo, permitindo que seus clientes encontrem mais facilmente os produtos ou serviços de sua empresa. Alguns mecanismos de busca reconhecem a importância disto e chegam até a realizar varreduras diárias nos BLOGs para ver se houve alguma atualização. Logo após incluir uma nova postagem neste meu BLOG, faço uma busca no GOOGLE para ver, e muitas vezes ela já consta nos resultados.

Quer mais? Alguns BLOGs permitem que visitantes sejam informados toda vez que ocorrer a inclusão de uma nova informação. Imagine seus clientes sendo informados assim que você postar uma informação sobre uma nova promoção. Que propaganda relâmpago!

Por fim, mais uma vantagem do uso do BLOG é que ele é muito fácil de ser criado e mantido, até por leigos. Outra ferramenta legal é o TWITTER, mas outro dia falarei mais detalhadamente sobre ele.

As ferramentas existem e as possibilidades também. Só não tem uma boa divulgação na Internet quem não quer.
( Texto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Nenhum comentário: