quinta-feira, 13 de maio de 2010

A ÉTICA E O BOM SENSO NO WEBDESIGN

Pode parecer estranho misturar ética e bom senso com webdesign, mas até nos momentos em que desenvolvemos sites, podemos fazer uso destes recursos.

Alguns webdesigners fazem uso de estratégias "mirabolantes" para tentar emplacar seus sites nos primeiros lugares nas pesquisas dos buscadores, tentando enganar ou manipular os mecanismos de buscas.

Em outros casos, a falta de bom senso prejudica um bom posicionamento do site em um buscador.

Vamos conhecer um pouco sobre tudo isto:

1-) TEXTO INVISÍVEL: Frases e palavras isoladas são escritas na mesma cor que a cor de fundo do site. Quem visita o site não percebe o que está escrito. Contudo, estes textos que na maioria das vezes nada têm a ver com o conteúdo do site, contém palavras mais procuradas nos buscadores. Por isso, não é incomum você entrar em buscador e procurar por exemplo pela palavra MADONNA e acabar visitando um site de uma pista de boliche.

2-) CLOAKING: Chamado também de camuflagem, é quando você coloca META TAGS indicando informações e referências que na realidade não existem na página do site. Por exemplo, você registra palavras-chave dando a impressão de que a página fala sobre futebol, quando na realidade o conteúdo de sua página fala sobre literatura.

3-) LINK FARM: Significa "fazenda de links". São sites que têm links em suas páginas que apontam para as páginas de um site vizinho. Este site vizinho, por sua vez, tem em suas páginas links que apontam para as páginas do primeiro site, ou seja, um site aponta para as páginas de outro site e vice-versa. O objetivo de utilizar esta técnica é dar a impressão a alguns buscadores de que um site é popular, pois é indicado por outro site.

4-) Colocar palavras chaves em lugares onde elas não deveriam estar, como por exemplo em tags ALT ou em linhas de comentários.

5-) A falta de texto em páginas com muitas imagens dificulta a identificação da página pelos mecanismos de buscas.

6-) Submeter seu site novamente a um mecanismo de busca cada vez que fizer uma modificação ou ainda ficar enviando-o constantemente, mesmo que ele não tenha sido modificado, na tentativa de um melhor posicionamento. Em alguns casos o mecanismo de busca entende a freqüente submissão como "spamindexing" e acaba excluindo seu site da lista.

A cada dia, os mecanismos de busca são aprimorados e identificam os melhores sites da Internet. Monte seu site com ética e inteligência para que seu cliente fique satisfeito com os resultados e você possa ser reconhecido como um bom profissional de webdesign.
( Texto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Nenhum comentário: