quinta-feira, 20 de maio de 2010

O QUE É PHISHING ?

"Phishing" é um tipo de golpe usado na Internet, onde pessoas mal intencionadas elaboram uma réplica de um site, principamente os dos bancos, e pedem dados referentes à conta corrente, senha e outras informações confidenciais.

O "internauta" desavisado, pensando que está acessando o site de seu banco, acaba fornecendo as informações de acesso de sua conta corrente a estranhos e só se dá conta do erro mais tarde, ou seja, quando sua conta corrente já foi "limpa".

Este tipo de ataque pode se dar também através de e-mails que solicitam informações às pessoas, ou ainda, fornecem links de acesso ao banco, atualização de módulos de segurança dos bancos, download de programas, falsas cobranças de débitos que o internauta nunca teve, e várias outras mensagens criativas que os "marginais cibernéticos" enviam aos "internautas".

Para se livrar deste tipo de golpe, preste bastante atenção aos e-mails que você recebe. Seu banco provavelmente jamais enviará um e-mail para você. Se for abrir um site, leia atentamente o endereço do site digitado na barra de endereços de seu navegador. Se tiver dúvida, não acesse o site.

Evite acessar qualquer coisa, e especialmente sua conta bancária, em computadores de estranhos ou locais públicos. Use somente o seu computador pessoal.
( Texto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Nenhum comentário: