sábado, 10 de julho de 2010

PARATY / RJ (09 JUL 2010)







Dia 09 de Julho é feriado aqui no Estado de São Paulo e já no dia 08, após sair do serviço, fui para Ubatuba (SP), onde iria passar a noite.

No dia 09, levantei bem cedo e fui até Paraty (RJ).

Paraty foi fundada por volta do ano 1600, ao redor de uma igreja construída em homenagem a São Roque. Por volta de 1640 os índios que viviam do outro lado do rio foram expulsos e a cidade para lá se mudou, onde está até hoje, contudo, com uma nova padroeira: Nossa Senhora dos Remédios.

Com o passar do tempo, a cidade destacou-se por cultivo de cana-de-açúcar. Chegou a ter mais de 250 engenhos.

Na época do Ciclo do Ouro, Paraty ficou conhecida por escoar o ouro que vinha de Minas Gerais para Portugal. As pedras usadas nas ruas e em algumas construções em Paraty, eram as pedras que eram usadas como lastro dos navios que vinham buscar o ouro. A estrada que ligava o Estado de Minas Gerais até a cidade de Paraty era chamada de Caminho do Ouro.

Na época do Ciclo do Café, o porto de Paraty teve grande importância na exportação da produção, que vinha de fazendas do Vale do Paraíba.

Passado o Ciclo do Café, Paraty foi esquecida e só voltou a ter importância por volta de 1945, quando a cidade foi declarada Monumento Histórico Estadual, e daí para frente a situação da cidade voltou a melhorar, com o turismo.

Visitar o centro histórico de Paraty é como voltar no tempo. As antigas igrejas e casarões, são simplesmente magníficos! Em algumas construções você consegue identificar claramente alguns símbolos maçônicos nas fachadas.

O centro histórico está tomado por lojas e bares. É um lugar onde você pode passar dias bem agradáveis. Não deixe de visitar a Igreja de Santa Rita (construção de 1722), Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito (reedificação de 1757), Igreja de Nossa Senhora das Dores (construção de 1800) e a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios (início da construção em 1787 que durou 86 anos)

Se você gosta de mergulho autônomo, Paraty tem vários pontos para a prática deste esporte. Você pode também fazer alguns passeios de barco onde você escolhe o trajeto, mas fique atento, nem todos os passeios você pode determinar o trajeto. Escolha um em que você possa fazer isto. Existem algumas ilhas bem legais onde é possível parar e "curtir" o lugar por algum tempo.

Passeios de charrete são oferecidos aos turistas, que passam pelos principais pontos da cidade.

A beleza de Paraty já atraiu a realização de filmes, novelas e video-clips.

Pelo menos uma vez por ano visito Paraty. Adoro ir lá. Sempre descubro alguma coisa nova.

Para quem gosta de história, a cidade é excelente.

A única observação que faço sobre a cidade é uma certa dificuldade em encontrar um lugar para estacionar o carro, principalmente se você for lá em dia de semana.


( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Nenhum comentário: