sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A CULPA É DA CHUVA

Peço licença aos amigos, seguidores e leitores do meu blog, pois hoje irei criticar!

Esta semana quase “caí de costas” quando vi um político falando na televisão, que a chuva é a culpada pelos estragos e mortes que ocorreram nos últimos dias.

Ao ouvir isto, diversas perguntas passaram pela minha cabeça:
  • Será que as Prefeituras tomam as ações necessárias quando vêem pessoas construindo casas em área de encostas, áreas estas que nem sempre estão liberadas para construção?

  • Será que o dinheiro que governos estadual e federal liberam para realização de obras, está realmente sendo usado para isto?

  • Será que aqueles que são responsáveis pelo zoneamento urbano estão cumprindo com suas obrigações?

  • Será que o dinheiro arrecadado através destes impostos escorchantes cobrados pelo governo, poderiam ser mais bem empregados?

  • Será que se os governos combatessem a corrupção, sobraria mais dinheiro para resolver estes e outros problemas?

  • Será que se os governos exigissem mais de seus funcionários, criando uma "máquina administrativa" mais eficaz, este tipo de situação poderia ocorrer com menos freqüência? É claro, salvo os “reais” acidentes.
E a culpa é da chuva? Deve ser, afinal, talvez caiba à chuva administrar cidades, estados e até o país.

É facil, depois que a tragédia aconteceu, aparecer no local com a maior "cara de pau", e dizer que vai liberar recursos para ajudar os desabrigados. Por que os recursos não foram liberados antes? Por que uma atitude não foi tomada antes que o problema acontecesse, sabendo antecipadamente que havia riscos?

Por outro lado, pessoas que constroem casas em áreas que não lhes pertencem ou em áreas proibidas, também têm sua parcela de responsabilidade nesta história. Outros, que ao invés de jogar o lixo no lixo, jogam-no pela rua, são de certa forma responsáveis pelo entupimento dos bueiros, que ajuda a causar enchentes.

Claro que acidentes acontecem, mas será que o que temos visto nestes dias tem sido o caso? Por que TODOS anos vemos praticamente a mesma coisa? Isto é acidente?

No final das contas, a culpa é da chuva!

Nenhum comentário: