terça-feira, 23 de julho de 2013

ITÁLIA : CINQUE TERRE (Junho/2013)


Cinque Terre, ou melhor, Parco Nazionale delle Cinque Terre, é um parque nacional protegido, localizado na Riviera Ligure di Levante.


A melhor maneira de chegar lá é de trem, a partir da estação de Spezzia.

Cinque Terre é formado por cinco vilarejos: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare. Pelo que se sabe, baseado na documentação existente, a região começou a ser oficialmente habitada por volta do século XI, mas indícios encontrados na Isola della Palmaria, situada há alguns quilômetros de lá, remontam ao período Paleolítico.


Dos cinco vilarejos, iríamos conhecer somente Manarola.

Chegamos a Manarola por volta da 13:30 horas e estaríamos com tempo livre para andar por ali até o meio da tarde.


Como o lugar era minúsculo, optei por conhecê-lo primeiro para depois comer alguma coisa.

Posso dizer que não só Manarola, mas como os outros vilarejos que fazem parte de Cinque Terre, possuem o mais belo amontoado de casas (umas sobre as outras) que já vi até hoje.


Não notei a existência de praias em Manarola. As pessoas entram na água diretamente a partir de pedras, e depois voltam por escadas de todos os tipos, colocadas à beira d'água.


A água muito transparente, cujas cores em função do fundo variavam do verde esmeralda ao azul claro, "convidava" todos a entrar. Infelizmente não pude fazê-lo desta vez.


Percorri toda a encosta da montanha, até que o caminho terminou em um portão fechado. Retornei e fui almoçar.

O que tem para se fazer em Manarola? Nada mais além de curtir o mar, ou para quem gosta de se sentar em um restaurante ou um bar com uma vista magnífica do mar para conversar e passar o tempo, lá é o lugar. Aliás, pelo que vi dos outros vilarejos que fazem parte de Cinque Terre, é quase tudo a mesma coisa. Independente disto, é um lugar lindo, onde eu tranquilamente passaria alguns dias por ali para fugir do mundo, e ainda vou fazer isto.

No meio da tarde nosso grupo tomava um trem novamente para ir até a a cidade de Levanto, onde nosso ônibus estaria nos esperando para nos levar até Gênova.

Veja neste link o vídeo que fiz sobre Cinque Terre - Manarola https://www.youtube.com/watch?v=yDIK0aBT6pU

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Se você vai viajar para a Itália, recomendo o livro abaixo. Ele poderá ser de grande ajuda:

Nenhum comentário: