quinta-feira, 25 de julho de 2013

ITÁLIA : GÊNOVA (Junho/2013)


Vindos de Manarola (Cinque Terre), chegamos de trem à cidade de Levanto, e nosso ônibus já estava nos esperando no estacionamento da estação.

O caminho até Gênova tem uma linda paisagem.

Acredita-se que Gênova surgiu por volta do século IV a.C., ou talvez até antes, pelas mãos dos gregos.

Gênova está localizada na região da Ligúria, e é a capital dela.


Até hoje é um dos mais importantes portos da Europa. Sua posição privilegiada sempre favoreceu o comércio da região com o mundo.



Chegamos no fim da tarde em Gênova, e fomos direto ao centro antigo. Nosso guia turístico nos liberou por algumas horas para conhecer o local.


É interessante ver como prédios ou casas mais simples estão lado a lado com palacetes. Que contraste! Pelo menos quarenta e três palácios estão listados pela UNESCO na região de Gênova como patrimônio da humanidade.


Gosta de visitar fortes? Que tal museus? Perdi a conta de quantos existem por lá.


Não se sabe ao certo onde nasceu Cristóvão Colombo, mas ele cresceu em Gênova, e até hoje é possível ver a casa onde ele morou.


Passei por vários pontos de interesse histórico-cultural ali no centro, e o que eu acho que mais me chamou a atenção foi a Catedral de Gênova, dedicada a San Lorenzo.


A construção da Catedral de San Lorenzo iniciou-se no ano 1100 e só foi terminar no século XIV. Além de todos os magníficos detalhes de sua fachada de estilo Românico (e um pouco gótico), posso destacar a escultura de dois leões na escadaria de acesso, obras de Rubatto. Pelas informações que obtive lá em Gênova, havia antes no mesmo lugar, uma outra igreja construída entre os séculos V e VI, dedicada a um outro santo. Como recebi informações conflitantes sobre este tema, encerro minha descrição aqui.


É importante que o turista saiba que Gênova está entre as cidades mais violentas da Itália, aliás, pelas últimas pesquisas que obtive, a mais violenta. Portanto, é bom ficar atento ao que se passa ao seu redor.

Depois de um dia cansativo, fomos para o hotel. Jantei por lá mesmo.

No dia seguinte teríamos mais "correria", e assim seriam todos os dias, até o fim da viagem. Pegaríamos um barco em Gênova, iríamos a Portofino e Santa Margherita Ligure. De lá, pegaríamos o nosso ônibus novamente e iríamos para Milão.

Lugares interessantes para se conhecer em Gênova: Palazzo Reale, Palazzo Bianco, Palazzo Rosso, Palazzo Ducale, Catedral de San Lorenzo, Chiesa del Gesù e dei Santi Ambrogio e Andrea.

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Se você vai viajar para a Itália, recomendo o livro abaixo. Ele poderá ser de grande ajuda:

Nenhum comentário: