quinta-feira, 18 de julho de 2013

ITÁLIA : ILHA DE CAPRI (Junho/2013)

A Ilha de Capri (Isola Di Capri em italiano) está localizada no Mar Tirreno, entre o Golfo de Salerno e o Golfo de Nápoles, na região da Campania. Tem uma área de cerca de 10,3 quilômetros quadrados.


Ela possui 2 vilarejos. Um se chama Capri e outro Anacapri. É usada como "resort" desde a época da República Romana.


Eu havia saído de Nápoles por volta das 11:45 da manhã em um barco rápido, e as 12:30 já estava com os pés na Ilha de Capri.

A guia turística informou que faríamos um passeio de barco durante 30 minutos passando por algumas partes da ilha, mas eu resolvi não ir.

Fiquei pela região do porto, explorando as coisas por ali e cerca de 30 minutos depois, me juntei ao grupo novamente para continuarmos o passeio pela ilha.

Tomamos o funicular que nos levaria até o topo de uma colina, onde fica o coração do vilarejo de Capri, e saímos a pé para andar por toda a região, durante algumas horas.


Uma das vistas mais bonitas que se pode ter da Ilha de Capri é no Giardini di Augusto. Simplesmente magnífica.


De lá, é possível avistar o Faraglioni, que é um conjunto de três pedras no meio do mar. Por lá, isto é considerado como algo de interesse turístico, mas sinceramente, até o momento não estou conseguindo ver desta forma, embora admita que seja uma formação rochosa diferente.


Entre os produtos mais famosos da Ilha de Capri está o perfume da marca Carthusia, que é produzido artesanalmente lá. Parei rapidamente no laboratório para comprar um para dar de presente, e continuei meu passeio.

Já estava "trincando" de fome, quando fomos almoçar em um restaurante de um hotel.

Depois do almoço, retornamos ao porto, pois iríamos pegar o barco das 17:25 de volta para Nápoles.

A viagem de volta foi tão rápida quanto na ida, e com exceção de um pequeno inconveniente causado pela falta de cuidado da guia turística de nosso grupo, transcorreu sem problemas. Tive a oportunidade de conhecer algumas pessoas muito agradáveis da Alemanha, que já haviam morado no Brasil.


Chegando em Nápoles, entramos no ônibus para retornar a Roma. No meio do caminho paramos em um restaurante em Monte Cassino, local conhecido, onde ocorreu uma grande batalha na Segunda Guerra Mundial.

Ao chegar em Roma fui "jantar" no Mc Donald's que ficava próximo ao hotel, tomar um banho e dormir.

No dia seguinte começaria minha "peregrinação", como um verdadeiro nômade, cada dia em uma cidade e em um hotel diferente.

Estava numa grande expectativa para conhecer Florença...

Principais atrativos na Ilha de Capri: Grotta Azzurra, Castello Barbarossa, Giardini di Augusto, Faraglioni e algumas poucas igrejas. Não se esqueça de comprar o perfume Carthusia. A principal praia fica ao lado do porto, separada dele apenas por uma faixa de pedras, e embora ela estivesse lotada de banhistas, não recomendo entrar na água.

Veja neste link o vídeo que fiz da Ilha de Capri https://www.youtube.com/watch?v=VCDmDSX2OHw

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Se você vai viajar para a Itália, recomendo o livro abaixo. Ele poderá ser de grande ajuda:

2 comentários:

helma disse...

" TUDO QUE SEI É QUE NADA SE." Que análise maravilhosa.
Não conheço Capri, mas através de seus comentários e belas fotos já acrescenta mais um pouco nos meus poucos conhecimentos de "viajante".

Tuis disse...

Boa noite Helma. Obrigado pelo comentário. Fico feliz em saber que colaborei de alguma forma.