segunda-feira, 22 de julho de 2013

ITÁLIA : PISA (Junho/2013)

Pisa está localizada na região da Toscana.

Meu grupo saiu de Florença logo cedo e fomos em direção a Pisa. O ônibus encostou em um posto de gasolina, e de lá pegamos um "trenzinho" (ahhhh! que ridículo) para irmos até o Campo dos Milagres, local onde está a famosa Torre de Pisa.


Ficamos por ali cerca de duas horas e conhecemos tudo o que foi possível conhecer. Infelizmente o Duomo (igreja) estava fechado para manutenção naquele instante.

A construção do Duomo se iniciou em 1063 e terminou em 1118. Suas portas de bronze foram construídas em 1602, em substituição às antigas. Existe uma lenda local que diz que aquele que conseguir encontrar uma coluna vermelha na fachada, estará livre desilusões amorosas. Esta "bênção" durará apenas um dia.



O Batistério teve sua construção iniciada em 1152, e finalizada em 1252.


A Torre de Pisa é o campanário da igreja, e sua construção iniciou-se em 1173 e terminou somente em 1350. Por ter sido construída sobre solo arenítico, com o tempo foi se inclinando cada vez mais. Muitos tentaram reverter o processo, até que em 1990, engenheiros foram contratados, e tomaram diversas ações, e terminaram por corrigir o problema. Desde 2001, a Torre de Pisa hoje está estável e se você quiser, você pode subir até lá em cima.


Algumas pessoas sugerem um "tour" pelo cemitério, que fica bem ao lado do Duomo. Dizem que existem obras muito bonitas por lá. Pessoalmente, não me agradam os cemitérios, portanto, optei por não conhecê-lo.

Como já tinha visto tudo que me interessava, e o Duomo ainda estaria fechado por mais algumas horas, resolvi parar no Ristorante Il Turista para comer algo. É um lugar muito agradável, e serve um "tira-gosto" delicioso.


Minutos depois voltávamos ao "trenzinho", que nos levaria de volta até o ônibus, e dali, seguiríamos viagem até a cidade de Spezzia. No caminho, vimos as montanhas de onde é extraído o conhecido mármore de carrara.


Veja neste link o vídeo que fiz sobre Pisa https://www.youtube.com/watch?v=uPPVgiSEQ-4

Em Spezzia pegamos um trem (de verdade) que nos levaria até Manarola, um dos cinco vilarejos de Cinque Terre.


( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Se você vai viajar para a Itália, recomendo o livro abaixo. Ele poderá ser de grande ajuda:

Nenhum comentário: