terça-feira, 9 de julho de 2013

ITÁLIA : ROMA (Junho/2013)

Há muito tempo já tinha colocado a Itália no meu roteiro de viagens, e nas minhas férias de Junho/2013 foi a vez de visitá-la.


Optei por comprar um pacote turístico que me proporcionasse todas as facilidades (hotel, transporte, ingresso "sem fila" para museus, etc) e ainda permitisse que eu conhecesse o maior número de cidades possível, dentro do período de tempo que eu estivesse lá.

Roma está situada na região de Lazio, e a lenda sobre sua origem é contada da seguinte forma: Enéas, filho da deusa Vênus, e refugiado de Tróia, chegou onde hoje se encontra a Itália, por volta de 1184 a.C. De seus descendentes nasceram Rômulo e Remo, que foram abandonados e salvos por uma loba que os amamentou. Quando adultos, fundaram Roma no de 753 a.C. Mitologia à parte, acredita-se que Roma tenha sido fundada no Palatino, uma colina existente em Roma.


Assim, cheguei em Roma na manhã do dia 14 de Junho de 2013. Fui levado até o hotel, onde já tive minha primeira surpresa: entrada nos quartos somente a partir das 16:00 horas. Deixei a mala no hotel e saí para conhecer as redondezas, e comer algo. Após o almoço, por volta das 14:30 horas consegui que me liberassem o quarto.

Como estava muito cansado da viagem, pois normalmente não consigo dormir no avião, aquele dia havia se encerrado para mim.

No dia seguinte, levantei 06:00 da manhã, conforme indicado na programação feita pela operadora de turismo: "city-tour" em ônibus por Roma, finalizando no Vaticano. Opções (pagas à parte) para visitar os museus do Vaticano e para conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Roma a pé. À noite, jantar no tradicional bairro de Trastevere.

O "city-tour" de ônibus é um tremendo "programa de índio", pois com exceção de uma parada próxima ao Coliseu, o ônibus não para em nenhum outro lugar. Você mal consegue tirar fotos decentes dos demais lugares por onde passa. É uma "correria" infernal, e ao final do passeio você tem a sensação de que não viu nada. O melhor é dispensar o "city-tour", pegar um mapa de Roma e andar a pé pela região, que você ganha muito mais.


Na chegada ao Vaticano, o trânsito estava praticamente parado, e ficamos sabendo através do guia que estava ocorrendo um encontro europeu de motos Harley-Davidson no Vaticano naquele fim de semana, e a polícia local havia interditado o trânsito para a passagem deles. Quando descemos do ônibus vimos que a avenida que leva à Praça de São Pedro (Vaticano), nos dois lados, estava completamente tomada por motos. Detalhes do passeio ao Vaticano e seus museus, eu contarei em outro texto.


Após o almoço, escolhi fazer o passeio opcional, a pé, por alguns dos principais pontos turísticos de Roma, e dentre eles, passei pela Igreja de Trinità Dei Monti, Scalinata di Spagna, Piazza Di Spagna (que praticamente desapareceu no meio de tanta gente), Fontana Di Trevi, Pantheon, Piazza Navona e alguns outros lugares interessantes.



À noite, fui jantar no bairro Trastevere e aproveitei para conhecer a Basílica de Santa Maria in Trastevere, uma das igrejas mais bonitas e antigas de Roma. Depois do jantar voltei ao hotel e encerrei meu dia de passeios.


Nos oito dias seguintes eu iria viajar para diversas regiões da Itália, e conhecer outras cidades magníficas. Ao final desta jornada, voltaria para Roma.

No meu último dia de viagem, depois de fazer todo o percurso das demais cidades, optei por caminhar por outra parte do centro de Roma, onde só havia passado de ônibus. Passei pelo Coliseu com o objetivo de entrar, mas quando vi a multidão que aguardava na fila para comprar o ingresso, mudei meus planos. Pude tirar várias fotos do mesmo, do antigo Senado Romano, do Teatro de Marcello, do Arco de Costantino, do Foro de Traiano (Fórum de Trajano) e outros pontos turísticos de interesse.



Almocei em um restaurante muito legal no centro da cidade, voltei para o hotel e ao fim do dia, estava embarcando no avião que me levaria de volta ao Brasil, me despedindo de Roma e da itália com um "até breve".


Alguns pontos turísticos legais para se visitar em Roma: Vaticano (Basílica de São Pedro) e seus museus, Castel Sant'Angelo, Palatino, Basílica de Santa Maria Maggiore, Scalinata di Spagna, Bairro Trastevere (excelentes restaurantes típicos italianos), Coliseu, Foro Romano, Fontana Di Trevi, Pantheon, Piazza Navona, igrejas (mais de 500 à sua escolha) e museus.

Escrevi sobre outros lugares da Itália por onde passei, seguem os links:



Cuidados importantes que se deve ter ao visitar a Itália:
  • Existem muitos "batedores de carteira" nos principais pontos turísticos, que estão sempre lotados de pessoas. Alguns batedores se disfarçam de turistas, levando câmeras nas mãos ou no pescoço. Um truque que eles estão usando muito é agir em dupla, sendo que um deles se aproxima de você com uma câmera pedindo para bater uma foto dele, e enquanto você está ocupado fazendo isto, o outro está roubando a carteira do seu bolso.
  • Nas proximidades de hotéis, ladrões se apresentam para você como se fossem policiais, vestidos a paisana, pedindo seus documentos. Com seu passaporte em mãos, eles só o devolvem de volta se você der dinheiro. Se você se encontrar em uma situação assim, diga que você está sem os documentos e se quiser, peça para que lhe acompanhem. Não permita que mexam em sua bolsa. Entre no primeiro comércio que aparecer na sua frente e peça para chamar a polícia, que por lá, é um pouco mais eficiente que a polícia brasileira (apenas um pouco).
  • Em muitos hotéis a Internet é paga, e quando funciona, é muito ruim. Caso tenha internet habilitada em seu telefone celular, vai ter problemas também, porque além de ser lenta, cai o tempo todo. Tente se hospedar em hotéis que ofereçam internet gratuita.
  • O horário de "check-in" (entrada) nos hotéis é no período da tarde, às vezes, bem no fim da tarde. Escolha hotéis em que o horário de "check-in" seja mais cedo ou aqueles que permitam que você entre no quarto antes do horário. Caso contrário, prepare-se para rodar um "bocado" com suas malas na mão.
  • Pelas ruas você encontrará um monte de vendedores caminhando pela calçada, oferecendo todo tipo de mercadoria de contrabando. Em Veneza, por exemplo, é terminantemente proibido aos turistas comprar qualquer coisa deles, sob a pena de pagamento de multas altíssimas.
  • Em lojas, restaurantes e sorveterias próximas a monumentos históricos você irá encontrar preços que variam de 100 a 200% a mais em relação outros estabelecimentos das ruas e vielas próximas. Opte por comprar água nos supermercados.
Se você vai viajar para a Itália, recomendo o livro abaixo. Ele poderá ser de grande ajuda:


Para conhecer detalhes de viagens que fiz a outros países, seguem os links. Outras cidades do mesmo país, estão nas postagens seguintes.

GRÉCIA - ATENAS http://tudoqueseiequenadasei.blogspot.com/2008/11/grcia-atenas.html

CHILE - SANTIAGO http://tudoqueseiequenadasei.blogspot.com/2009/05/chile-santiago-abril-e-maio2009.html

FRANÇA - TOULOUSE http://tudoqueseiequenadasei.blogspot.com/2009/06/toulouse-franca-maio-e-junho2009.html

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Nenhum comentário: