sábado, 10 de agosto de 2013

ITÁLIA : ASSIS (Junho/2013)

Acordei de manhã cedo no hotel em Perugia, ainda meio cansada da viagem do dia anterior. Esta viagem para a Itália, correndo todos os dias, o dia todo de um lado para o outro, estava me deixando bem cansado.

Logo após o café da manhã, nossa guia turística informou que iríamos diretamente para Assis (Assisi em italiano), ainda na região da Umbria.


Eu pensei... Nós apenas dormimos em Perugia. Não iríamos conhecer a cidade antes de ir para Assis? Resolvi ficar quieto e deixar o dia "rolar" para ver o que acontecia (que bom que fiz isto).

Assis é uma cidade que é habitada desde o período Neolítico, segundo pesquisas de arqueólogos. Na época do Império Romano era uma importante cidade do ponto de vista econômico e social.


Chegamos em Assis e fomos diretamente para a Basílica de São Francisco de Assis (construída entre 1228 e 1253), o santo que naquela cidade nasceu, viveu e fundou, em 1208, a ordem dos Franciscanos.


Assim que cheguei na rampa de subida, começaram a tocar vários sinos da basílica, que no conjunto, pareceu algo muito bacana.

A Basílica de São Francisco de Assis está dividida em parte superior e inferior.


Comecei conhecendo a parte inferior, onde já estava começando uma missa em idioma italiano. Notei a placa que indicava a entrada para o subterrâneo onde está a tumba de São Francisco e fui para lá. A parte inferior possui diversos afrescos pintados por Cimabue, o último grande pintor italiano a seguir a tradição bizantina.


Assim como na igreja de Santo Antonio em Pádua, ali também era proibido filmar ou fotografar.

No subterrâneo existe uma sala com bancos do lado direito e esquerdo e um corredor no meio. No final dele está uma pilha de pedras e lá no alto, sobre elas, a tumba de São Francisco de Assis. É possível circular em volta desta pilhas de pedras pelo corredor que se bifurcou. O altar da parte inferior da igreja fica logo acima da tumba.

Dei uma boa olhada por ali e fui conhecer a parte superior da basílica, onde estava tendo outra missa, em idioma inglês. Lá é possível ver vários afrescos pintados por Giotto di Bondone.


Ali na parte superior existe um grande jardim muito bonito e tranqüilo, e alguns arbustos formam a palavra "PAX" (significa PAZ).


Saí da basílica e andei em algumas ruas ali por perto para conhecer e retornei ao local onde ônibus iria nos pegar. O passeio a Assis havia se encerrado.





Nossa guia turística nos informou que iríamos voltar para Perugia para conhecer a cidade...

Lugares interessantes para se conhecer em Assis: Basilica di San Francesco d'Assisi, Tempio di Minerva (século I a.C.), Basilica di Santa Chiara, Anfiteatro Romano, Cattedrale di San Rufino, Basilica di Santa Maria degli Angeli, Chiesa di Santa Maria Maggiore e vários outros pontos históricos.

(Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho)

Se você vai viajar para a Itália, recomendo o livro abaixo. Ele poderá ser de grande ajuda:

Nenhum comentário: