sexta-feira, 9 de agosto de 2013

ITÁLIA : GUBBIO (Junho/2013)

Gubbio é uma cidade da Itália localizada na região da Umbria, com uma área de cerca de 525 quilômetros quadrados.

É habitada desde a época do período paleolítico e inicialmente se chamava Ikuvium ou Iguvium.

As evidências mais antigas da existência da cidade são as Tavole Eugubine (Tábuas Eugobinas), um conjunto de sete tábuas de bronze encontradas no século XV lá em Gubbio. Elas estão escritas no idioma umbro, usando letras do alfabeto umbro e do alfabeto latino. Elas descrevem rituais de purificação. Acredita-se que as primeiras quatro tábuas foram escritas entre os séculos III e II a.C. Hoje encontram-se na capela do Palazzo Dei Consoli, em Gubbio mesmo.

Depois de viajar boa parte do dia, cheguei a Gubbio no fim da tarde. Quando nosso ônibus passou pela estrada, foi possível ver à distância as ruínas do teatro, construído no século I d.C.


Nosso ônibus parou na Piazza 40 Martiri, que parece ser uma das principais, bem no centro histórico da cidade (na verdade acho que é o único centro do lugar). Sinceramente, estava tão cansado que não queria nem descer do ônibus, mas já que estava ali, saí para conhecer parte da cidade.

Na frente da praça estava a Chiesa di Santa Maria dei Laici (construção de 1313) e anexo a ela, um lugar chamado de Loggia dei Tiratori, que inicialmente era um hospital construído em 1326, e funcionou até 1628. Depois de muita polêmica, no século XVII foi construído logo acima um lugar que era usado para algo relacionado à parte têxtil.


Fui em seguida até a Chiesa di San Francesco d'Assisi (construção de 1255), e bem perto dali existe uma estátua de São Francisco com um lobo. Diz a lenda que naquela região havia um lobo que atacava animais e pessoas, e São Francisco entrou na floresta e amansou o lobo, que nunca mais atacou ninguém. este lenda tem mais um monte de detalhes, mas vou deixar para contá-los em algum outro texto no futuro.



Depois fui andar pelas ruas medievais de Gubbio e dei uma passada na Chiesa Di San Giovanni (século XII).


Como o tempo que passaria em Gubbio estava se esgotando, voltei para o ônibus. Dali, pegamos a estrada novamente e fomos diretamente para o hotel em Perugia. Graças a Deus, aquele longo dia tinha acabado.

Gubbio é conhecida por sua famosa festa chamada Festa dei Ceri, em homenagem ao santo padroeiro da cidade: Santo Ubaldo Baldassini. É realizado um tipo de procissão ou corrida bem curiosa durante esta festa. Alguns moradores da cidade se juntam para levar 3 peças que se parecem com andores, e em cima de cada um deles vai a imagem de um santo diferente (Santo Ubaldo, São Jorge e Santo Antonio Abade). Durante o dia, é feita uma procissão no centro da cidade com estes andores, fazendo uma ritualística toda especial. No fim da tarde, acontece um tipo de "corrida" onde cada um dos 3 grupos tem 9 minutos para subir o Monte Ingino, onde em seu cume está a Basílica de Santo Ubaldo. Pequeno detalhe: cada andor pesa cerca de 290 quilos.

Lugares interessantes para se conhecer em Gubbio: Palazzo Dei Consoli, Teatro Romano, Mausoléu de Pomponio Grecino, Loggia dei Tiratori, Chiesa di San Francesco d'Assisi, Chiesa Di San Giovanni, Cattedrale dei Santi Mariano e Giacomo, Chiesa della Madonna del Prato, Chiesa di Santa Maria Nuova, Basilica di Sant'Ubaldo, Chiesa di San Francesco della Pace, Chiesa di San Pietro, Chiesa della Santissima Trinità, Chiesa della Vittorina, Chiesa di Sant'Agostino, Chiesa di San Marziale, Chiesa di Santa Maria dei Servi, Chiesa di San Domenico, Parco Ranghiasci e a Porta Romana.

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Se você vai viajar para a Itália, recomendo o livro abaixo. Ele poderá ser de grande ajuda:

Nenhum comentário: