quinta-feira, 1 de agosto de 2013

ITÁLIA : ORTA SAN GIULIO (Junho/2013)

Orta San Giulio é uma pequena cidade da região de Piemonte, localizada às margens do Lago D'Orta. Ocupa uma área de cerca de 6,8 quilômetros quadrados.


Desde a era medieval, Orta foi considerada como uma das principais comunidades da região do lago.



Em sua frente, a cerca de 400 metros de distância, se encontra a Isola di San Giulio (Ilha de São Júlio), cujos achados arqueológicos indicam que chegou a ser habitada desde o período Neolítico.


Curiosa é a estória que contam sobre a ilha: No fim do século IV, Giulio e Giuliano eram dois irmãos vindos da Ilha de Egina, na Grécia. Receberam ordens do imperador Teodosio I de acabar com templos pagãos e construir igrejas. Os dois irmãos construíram diversas igrejas. A nonagésima nona igreja foi construída em Gozzano por Giuliano, e Giulio ficou encarregado de construir a centésima. O lugar escolhido para isto foi a ilha que hoje é chamada de Isola San Giulio. Segundo a lenda, ninguém queria ir para a ilha, pois ela era habiada por cobras e dragões. Giulio colocou sua capa na água, subiu sobre ela, e sem afundar, foi navegando até a ilha, onde expulsou as cobras e os dragões para o Monte Camosino. Ali construiu uma igreja, que foi destruída no ano de 962. Acredita-se que San Giulio tenha morrido por volta do ano 390 a.C. No século XII, começou a ser erguida a Basilica di San Giulio, que foi se completando até o século XVIII. Nela podem ser encontradas as relíquias de San Giulio.


Nosso grupo chegou a Orta por volta das 08:40 da manhã. Andamos a pé pelo centro da cidade e tomamos um barco que nos levou até a Isola San Giulio, onde pudemos conhecer a basílica do santo.

A Basílica de San Giulio possui pinturas magníficas em seu interior. Existem pequenas igrejas por toda a Itália, que por fora têm um aspecto muito simples, mas em seu interior possuem uma riqueza artística incrível. Jamais julgue pelas aparências, pois você pode estar perdendo uma grande oportunidade de ver lindas obras de arte.



Terminado o passeio, tomamos o barco de volta até Orta e voltamos para o ônibus. Iríamos até a cidade de Stresa, conhecer o Lago Maggiore e algumas de suas ilhas.

Pontos interessantes para se conhecer em Orta San Giulio: Palazzo della Comunità, Piazza Motta, Isola di San Giulio, Parrocchiale di Santa Maria Assunta, Palazzo Penotti Ubertini, Castello di Buccione e Sacro Monte di Orta.

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Se você vai viajar para a Itália, recomendo o livro abaixo. Ele poderá ser de grande ajuda:

Nenhum comentário: