quarta-feira, 7 de agosto de 2013

ITÁLIA : PÁDUA (Junho/2013)

Pádua é uma cidade localizada no norte da Itália, na região de Veneto. Seu nome em italiano é Padova. É conhecida mundialmente como città del Santo (cidade do Santo), por causa de Santo Antonio de Pádua.


Acredita-se que Pádua tenha sido fundada no século X a.C. Vestígios de assentamentos desta época foram encontrados por arqueólogos. Existe uma lenda de que Pádua foi fundada por Antenor, o príncipe troiano que escapou da destruição de Tróia, mas isto é aceito mais como uma lenda, do que parte da história verdadeira da cidade.


É muito conhecida por sua universidade, que foi fundada no ano de 1222 por professores e alunos que abandonaram a Universidade de Bologna, descontentes com a "liberdade acadêmica". A Universidade de Pádua é uma das mais antigas e melhores da Europa. Galileu Galilei foi um dos professores que lecionou geometria, mecânica e astronomia por lá.

Chegamos logo cedo é Pádua e fomos liberados pelo nosso guia turístico para conhecer rapidamente a cidade.


Passei pela Prato della Valle, onde estava tendo uma feira, e fui diretamente para a Basílica de Santo Antonio de Pádua.


Infelizmente não é autorizado fotografar ou filmar dentro da basílica, que é muito bonita. Em uma ala separada, estão os restos mortais de Santo Antonio de Pádua (mandíbula, cordas vocais e língua) colocados em um painel em uma das paredes. Pessoalmente acho de péssimo gosto expor corpos ou partes dele, mas vi muito disto por todos os cantos da Itália.

Dei uma passada também em um anexo que existe ao lado da Basílica e já retornei para o ônibus, pois nosso grupo estava com o horário apertado.


Iríamos rodar cerca de 540 quilômetros hoje, e nossa próxima parada seria na República de San Marino.

Lugares interessantes para se visitar em Pádua, além daqueles já mencionados acima: Cappella degli Scrovegni (também chamada de Cappella di Santa Maria della Carità, com pinturas de Giotto), Abbazia di Santa Giustina, horto botânico, Tomba di Antenore, Palazzo della Ragione, Palazzo del Bo e vários outros lugares.

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Se você vai viajar para a Itália, recomendo o livro abaixo. Ele poderá ser de grande ajuda:

Nenhum comentário: