segunda-feira, 5 de agosto de 2013

ITÁLIA : VERONA (Junho/2013)

Nosso grupo saiu cedo de Bergamo, em direção a Verona, na região de Veneto. Chegamos lá por volta das 09:00 horas da manhã.


Tivemos algumas horas livres para conhecer a parte histórica da cidade, que é declarada como patrimônio da humanidade pela Unesco.

Comecei pelo anfiteatro romano, conhecido também como Arena. Existe uma certa controvérsia sobre a época de sua construção, mas pelas informações que obtive, deve ter sido por volta do ano 30 a.C. É o segundo maior da Itália, depois do Coliseu. Andei pelos corredores subterrâneos onde ficavam os gladiadores e subi a escadaria de lá até a arena. Enquanto caminhava, ficava imaginando quantas pessoas haviam feito isso pela última vez na vida, e ao sair a céu aberto na arena, percebi, mesmo que de uma maneira fictícia, o que outros sentiram na realidade. Sem dúvida, é algo muito forte.



Em seguida passei pela Piazza delle Erbe, um local onde existem feiras há mais de 2000 anos.


Passei por outras ruas e vielas até encontrar o Palazzo della Ragione (construído entre 1138 e 1193).


Para finalizar meu passeio, resolvi passar pela Casa di Giulietta. Praticamente todo mundo já ouviu falar sobre o romance de Romeu e Julieta. Ele foi inicialmente encenado em Verona no ano de 1520, escrito por Luigi da Porto. Futuramente foi re-escrito por William Shakespeare. Na peça teatral, a estória se passa em Verona, e apesar de nunca ter acontecido de verdade, trataram de arrumar uma casa em Verona para dizer que ali era a casa de Julieta, e até uma tumba (vazia), com a indicação de ser a tumba dela. Nesta suposta casa de Julieta, existe uma estátua da mesma com um dos seios descoberto. Os turistas fazem fila para tirar uma foto ao lado da estátua, cobrindo o seio dela. No interior da casa existe um quadro mostrando a Julieta no balcão externo da casa, com os seios descobertos. Se isso realmente aconteceu algum dia, há centenas de anos atrás, fico imaginando que não só o Romeu estava louco para escalar aquele balcão, mas todos os homens de Verona também.



Voltei para o ônibus para me reunir com meu grupo e seguir para Veneza.

Acredita-se que Verona é habitada desde o fim do período Neolítico. Como a história de praticamente toda a Europa, a região passou pelas mãos de diversos povos, e é claro, dos romanos. Já nesta época, era considerada uma cidade muito importante, pois quatro das principais estradas romanas passavam por ali: via Gallica, via Claudia Augusta, vicum Veronensium e a via Postumia.

Até hoje, Verona mantém sua importância como uma cidade com ligações estratégicas com diversas partes da Europa, através de rodovias e ferrovias.

Além dos pontos turísticos que mencionei acima, tem também a Basilica di San Zeno (construção inicial do século IV), o Castello di San Martino in Aquaro (também chamado de Castelvecchio) e sua ponte, o Palazzo Maffei, a Piazza dei Signori, o Museo Archeologico, o Arche Scaligere, o Arco dei Gavi e outros.

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Se você vai viajar para a Itália, recomendo o livro abaixo. Ele poderá ser de grande ajuda:

Nenhum comentário: