domingo, 16 de fevereiro de 2014

CAMPANHA CONTRA DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS - APROVEITANDO O TOMATE


Começo aqui uma série de publicações contra o desperdício de alimentos.

Segundo uma pesquisa, o Brasil é o campeão mundial de desperdício de alimentos.Esta mesma pesquisa informa que em média, cada lar brasileiro desperdiça cerca de 20% dos alimentos que adquire por semana. Por dia, uma média de 39 mil toneladas de alimentos é jogada fora. É muita coisa para ir para o lixo, lembrando que existe tanta gente passando fome no mundo, e no Brasil também.

O aproveitamento dos alimentos envolve uma série de coisas, como por exemplo o aproveitamento de alimentos que estão parcialmente estragados, o aproveitamento de partes dos alimentos que normalmente não aproveitamos, fazer compras corretamente, controle da validade dos alimentos que compra, etc.

São atitudes muito simples, que não custa nada fazer, e que pode colaborar no combate contra o desperdício.

Hoje irei dar uma sugestão do que se pode fazer quando você tem tomates parcialmente estragados, como estes da foto a seguir.


Muitas pessoas jogariam estes tomates no lixo, mas se você retirar as partes estragadas, batidas e "passadas", terá bons pedaços dele.


Eles podem se juntar a um delicioso sanduíche frios, com pão de forma, presunto, mussarela e maionese, para um lanche no fim da tarde.


Desperdício de alimentos é fruto de atitudes. Combate ao desperdício também é. Adotar a atitude certa é apenas questão de escolha e boa vontade.

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Nenhum comentário: